sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pessoas que admiro (base do Blog)

ZEZÉ MOTTA: Atriz, cantora e ativista das questões do negro. Fez a Chica da Silva no cinema, pela qual recebeu inúmeros premios. Fez excelentes participações na TV e parcerias musicais. Desta lista é uma das pessoas que tenho contato. Está preparando um novo álbum e um DVD para 2009.
FELA KUTI: Nigeriano, músico Afrobeat (fusão de jazz e funk), multi-instrumentista, compositor. Ativista político e dos direitos humanos. Sua mãe foi a primeira mulher nigeriana a dirigir um automóvel, e também foi uma feminista atuante no movimento anticolonial.
Faleceu em 1997.
ITAMAR ASSUNÇÃO: Compositor, cantor, instrumentista, fez parte da vanguarda paulista. Trabalhou e lançou muito artistas, como Suzana Salles e Arrigo Barnabé. Respeitado no cenário musical, recebe homenagens até hoje. Faleceu em 2003.

WHITNEY HOUSTON: Cantora, atriz, produtora e diva. Bateu vários recordes de vendagem. Veio de uma família totalmente musical. Mistura influências de cantoras do passado, como Aretha Franklin e Dionne Warwick com toques de artistas mais recentes como TLC e Beyonce. Uma das mais importantes artistas americanas. É a pessoa que admiro há mais tempo desta lista.

MIRIAM MAKEBA: Makeba começou a carreira em grupos vocais nos anos 50, interpretando uma mistura de blues americanos e ritmos tradicionais da África do Sul. No fim da década, apesar de vender bastantes discos no país, recebia muito pouco pelas gravações o que lhe despertou a vontade de emigrar para os Estados Unidos a fim de poder viver profissionalmente como cantora. O seu momento decisivo aconteceu em 1960, quando participou no documentário antiapartheid Come Back, Africa. Faleceu em 2008.
ELZA SOARES: Cantora, uma das mais importantes do Samba. Também participou em alguns filmes, recentimente do "Chega de Saudade". Foi mulher do Garrincha e faz muito show pelo Brasil e no exterior. Estive com ela uma vez.

WILSON SIMONAL: Cantor. Foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Simonal teve uma filha, Patricia, e dois filhos, também músicos: Wilson Simoninha e Max de Castro. Meu pai tem o apelido de Simonal. Vai sair agora em maio (2009), o documentário "Ninguém sabe o duro que dei". Faleceu em 2000.
TOM ZÉ: Cantor e compositor. Fez parte do Tropicalismo. Recentimente foi lançado o documentário "Fabricando Tom Zé", que mostra cenas de show pelo mundo. É um dos mais inovadores desta lista. Já assisti inúmeros shows e pequenas apresentações dele.
LÉA GARCIA: Atriz. Interpretou uma das vilãs mais importantes da televisão, a invejosa Rosa na telenovela Escrava Isaura (1976), de Gilberto Braga. Também é umas das personalidades que eu muito pesquiso.

CAROLINA DE JESUS: Catadora de papel que viveu na favela do Canindé (SP) e que transformou-se em escritora a partir da publicação, em 1960, do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. Mesmo diante todas as mazelas, perdas e discriminações que sofreu em Sacramento (cidade de Minas Gerais onde nasceu), por ser negra e pobre, Carolina revela através de sua escritura a importância do testemunho como meio de denúncia sócio-política de uma cultura hegemônica que exclui aqueles que lhe são alteridade. Faleceu em 1977.
CLEMENTINA DE JESUS: Também conhecida como Rainha Ginga ou Quelé. Uma África que estava diluida em nossa cultura é evocada subitamente na voz e nos cânticos que Clementina aprendeu com sua mãe filha de escravos. Uma pessoa capaz de interromper um depoimento dado à televisão para discutir sobre o café com a moça que o servia. Um brilho especial nos olhos que cativou desde os mais humildes ao imperador Haile Selassié. Talvez por ter trabalhado tantos anos como empregada doméstica e ter começado a carreira artística aos 63 anos, descoberta pelo poeta Hermínio Bello de Carvalho, nunca tratava de forma diferente devido à posição social. Faleceu em 1987.
PAULO LEMINSKI: Escritor, poeta, tradutor e professor. O livro "Envio meu dicionário. Cartas e Alguma Crítica" é um excelente documento literário. Estou conhecendo mais de sua obra depois da leitura deste livro. Faleceu em 1989.

GLAUBER ROCHA: Cineasta, ator e escritor. Foi um dos maiores cineastas brasileiro. "Terra em Transe" e "Deus e o diabo na terra do sol" são seus filmes mais conhecidos. Em minhas aulas de cinema, a estética de seus filmes e o chamado cinema novo da qual liderou, são bastante discutidos. Faleceu em 1981.

GLAUCO MATTOSO: Escritor e poeta. Considerado marginal pelos temas usados em suas poesias. É um gande sonetista. Também tenho contato com ele, pois trabalhei na faculdade com o tema "A poesia Marginal de Glauco Mattoso" e ele me ajudou com material e algumas informações.

MARY J. BLIGE: Cantora, compositora e produtora de R&B, Pop e Soul. Fez excelentes duetos, entre eles com Whitney Houston, George Michael, Elton John, Usher, Ludacris, e um que gosto muito, "One" com U2. É uma artista completa que além de tudo participa de todos os shows filantrópicos ou tributo à artistas. Sua voz combina com tudo. Precisa visitar o Brasil.

WYCLEF JEAN: Rapper e produtor musical. É ativista das causas do Haiti e questões humanitárias. Foi membro do The Fugees ao lado de Lauryn Hill e Pras Michel. Também é um artista completo. Possue duetos com Shakira, Akon, Carlos Ponce entre outros. Junto com Whitney, gravou "My love is your love".

Obs: Nem todos os artistas citados aqui são considerados marginais. São artistas que admiro e que não ficam o tempo inteiro na mídia. E dos quais quero divulgar seus trabalhos de forma positiva.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog! Muito interessante, tinha uma ideia sobre o movimento marginal, agora entendi do que se trata exatamente!
    Aaa os seu idolos são os meus idolos, portanto temos muito bom gosto!

    PARABENS!

    ResponderExcluir